IV Fórum: Rodada de Negócios

Conheça o perfil das grandes empresas e instituições internacionais que participaram da Rodada de Negócios do IV Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Negócios Internacionais Prointer Bio.

As pequenas empresas tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os representantes destas âncoras.

ALEMANHA

Enrich In Brazil / Fraunhofer IPK  

O ENRICH in Brazil é a sede brasileira da Rede Europeia de Centros para Pesquisa e Inovação. O Instituto também possui sede na China e nos EUA. O ENRICH in Brazil prevê o fortalecimento da cooperação em pesquisa, inovação e negócios entre o Brasil e a Europa através do intercâmbio de práticas inovadoras de experiências e conhecimento entre todas as partes envolvidas. Nossa visão é nos tornarmos o principal hub de conexão entre Europa e Brasil no que diz respeito à cooperação bilateral em Ciência, Tecnologia e Inovação.

BÉLGICA

Flanders Investment & Trade – Embaixada da Bélgica

Flanders Investment & Trade é a Agência de Promoção Comercial e de Investimentos do Governo de Flandres, região norte da Bélgica, um dos braços comerciais da Embaixada da Bélgica. Entre nossas atividades, auxiliamos as empresas brasileiras que queiram iniciar ou expandir seus negócios na Europa, através da nossa região. Oferecemos todo apoio e suporte à empresa brasileira na realização de seu projeto, gratuitamente e confidencialmente. Fornecemos informações referentes à legislação, incentivos fiscais, localização para instalações físicas, parceiros locais, contratação de mão de obra, etc, caso a empresa deseje abrir um escritório de vendas, centro de distribuição, fábrica, centros de P&D, etc na Bélgica/Região de Flandres.
 

FRANÇA

Business France

Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o crescimento das exportações de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França. Ela promove a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios, e também se ocupa da gestão das candidaturas VIE (Voluntariado Internacional na Empresa). Conta com 1.500 colaboradores, situados na França e em 70 países, que trabalham com uma rede de parceiros do setor público e privado.
 

NORUEGA

Innovation Norway

É o instrumento mais importante do governo Norueguês que promove a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias norueguesas. Apoia as empresas no desenvolvimento do seu diferencial competitivo e no aprimoramento da inovação.

PORTUGAL

Instituto Politécnico Portalegre

BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre é uma estrutura do Instituto Politécnico de Portalegre vocacionada para a incubação de empresas e/ou projetos, essencialmente de base tecnológica, relacionados com as áreas formativas do IPP, ou com o aproveitamento dos recursos da região. Trata-se de uma infraestrutura inserida na dinâmica do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).

A infraestrutura da BioBIP disponibiliza áreas individualizadas e serviços comuns, promovendo, assim, o melhor acolhimento aos promotores de projetos e ideias inovadoras, de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento.

O Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido (Department for International Trade – DIT) oferece suporte gratuito e confidencial a empresas brasileiras no processo de internacionalização para o Reino Unido como parte de sua estratégia de expansão global. Os serviços não terminam quando a empresa se estabelece no Reino Unido – continuam conforme as operações se expandem internacionalmente. Nosso time está à disposição para ajudar de start-ups a grandes empresas a conhecer melhor as grandes oportunidades de negócios que o Reino Unido oferece. 

SUÍÇA

Swiss Business Hub

Consultoria para projetos de investimento na Suiça e no Brasil

BRASIL

Apex Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos tem como missão promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país.

BRASIL

Braskem

Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da  Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas  e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõe um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.

BRASIL

Futuragene

Empresa do grupo Suzano de origem israelense que atua no segmento de biotecnologia, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade global, desenvolvendo tecnologias de plantas que podem ser aplicadas nos setores de papel e celulose, biomateriais, bioenergia, biocombustíveis e produtos químicos renováveis. As operações são totalmente integradas, desde a fase de descoberta do gene, passando pelo processo regulatório até a comercialização, além do acesso ao material genético (germoplasma) e ao mercado.​

BRASIL

Instituto D’or De Pesquisa e Ensino (Idor)

Pesquisa Clínica e Translacional desenvolvida atualmente no IDOR abrange as seguintes áreas do conhecimento: Neurociências, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Pediatria e Oncologia – esta última o foco do IDOR São Paulo.

O IDOR têm um histórico de cerca de 9 anos de investimento e suporte à Pesquisa Científica e Tecnológica, à educação e à Inovação. Seus pesquisadores publicaram, desde 2010, mais de 400 artigos científicos em revistas indexadas de impacto internacional, os quais já foram citados mais de 1500 vezes.

O IDOR tem parcerias estabelecidas com Programas de Pós-graduação stricto sensu de universidades públicas no Rio de Janeiro e outros estados da federação, e mantém laços de cooperação científica com diversas instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais, tais como UFRJ, UERJ, FIOCRUZ, UFF, Instituto Nacional de Cardiologia, InCor, Hospital Sírio Libanês, UNESC, Universidade de Oxford, entre outras.

Desde o início de 2018 o IDOR é credenciado no Ministério da Educação como uma Instituição de Ensino Superior, a Faculdade IDOR de Ciências Médicas. A partir de 2019, a Faculdade IDOR irá oferecer um curso de graduação em tecnólogo em radiologia, expandindo a oferta, posteriormente, para cursos de graduação em enfermagem e medicina.

Desde 2017 o IDOR oferecer um curso stricto sensu de Doutorado em Medicina Translacional, aprovado pelo MEC em 2016, consolidando sua missão de formar pesquisadores na área da saúde.

Situada no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, a sede do IDOR propicia um ambiente interativo e confortável aos pesquisadores, staff e voluntários de pesquisa. A localização central da sede do Instituto facilita o acesso de pesquisadores e convidados e seu trânsito para outras unidades: São Paulo, em Salvador e Distrito Federal.

Desde 2013 o IDOR já conta com um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que foi inicialmente estruturado a partir da captação de um financiamento desta agência através do Edital FAPERJ Nº 10/2012 – Programa “Apoio à Criação e Implementação de Núcleos de Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro – 2012”, sob a tutela do então Pesquisador do IDOR Fabrício Pamplona.

Desde 2016, houve uma intensificação do movimento de aproximação com a cultura de inovação, especialmente pelo seu Presidente, Dr. Jorge Moll Neto, que estabeleceu diversas parcerias internacionais com parceiros dos EUA e de outros países, com foco em empresas, incubadoras e instituições de saúde do Vale do Silício. Como consequência deste aprendizado, em setembro de 2018 foi inaugurado o Open D’Or Healthcare Innovation Hub (Open D’Or), cuja missão é promover a conexão dos diferentes atores do ecossistema para apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em saúde.

O Open D’Or está alinhado à estratégia de transformação digital da Rede D’Or São Luiz atuando como a plataforma de conexão da Rede com startups, universidades, parques tecnológicos, hubs de inovação e os demais agentes no ecossistema de empreendedorismo e inovação. O Open D’Or, através de seu time multidisciplinar formado por profissionais com experiência em áreas como tecnologias digitais, pesquisa e gestão em saúde, desenvolvimento de negócios e investimentos será, portanto, a ferramenta de conexão entre os projetos de P&D em saúde e biotecnologia do IDOR que tenham potencial inovador e o mercado.

O Open D’Or conta também com um braço de investimentos chamado “Open D’Or Ventures”, cujo objetivo é o investimento em negócios em estágio inicial e em crescimento, agregando valor por meio de ampla implantação das soluções e visão estratégica.

BRASIL

Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a  Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da BOVESPA no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.